Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.8/5 (371 votos)

ONLINE
1

 

 

UNIFAEL - Por mais de 20 anos trabalhamos juntos levando educação para milhares de pessoas em todo Brasil. Porque acreditamos no poder da educação como ferramenta de transformação. E olhando para trás, podemos nos orgulhar! Portaria do MEC Nº: 554 de 11 de março de 2019.

UNINASSAU - Fundada em 2003, em Recife, Pernambuco, a Faculdade Maurício de Nassau se consolidou, em apenas 4 anos de existência, como uma das instituições de ensino que mais crescia no Brasil. Com o nome UNINASSAU, ela hoje tem representação em toda região Nordeste, além de Norte e Centro-Oeste. Portaria Nº: 1109, do Ministério da Educação (MEC).

ACB- ACADEMIA CIENTÍFICA DO BRASIL - CNPJ: 14.746.708/0001-09; Aprovado pela Instrução Normativa RFB nº 1.183, de 19 de agosto de 2011.

 

LIVRARIA JDSO CLIQUE AQUI

 

 

 


FAZES DO SER HUMANO

Postado dia 20 de setembro de 2023, por: Dr. João Domingos 

  1. PRÉ-NATAL

 

  • CÉLULAS

 

O ser humano é composto por células – Assim, como uma casa é composta por tijolos. Uma célula humana contém 46 cromossomos. Os órgãos sexuais produzem células especiais, a saber: (2N), que dividem e formando gametas com apenas 23 cromossomos. Isto é 50% da identidade biológica. Estas células são os gametas (N).

  Os gametas masculinos chamam-se “ESPERMATOZOIDES”. Eles são gerados – Comumente, o organismo sexual masculino gera-os enquanto viver. Um espermatozoide é sempre novo.

 E os gametas femininos chamam-se “ÓVULOS”. Eles foram gerados quando a respectiva pessoa fora gerada no ventre materno. O organismo sexual feminino não reproduzem óvulos. Um óvulo é sempre da mesma idade da respectiva mulher. A menopausa acontece quando esses óvulos se acabam.

 

  • FECUNDAÇÃO HUMANA

 

Normalmente, de vinte e oito, em vinte oito dias, o ovário libera um óvulo na trompa (membro que liga o ovário ao útero). Quando ele não é fecundado (por um espermatozoide, é obvio), o mesmo chega ao útero com os mesmos 23 cromossomos, por ser, tão somente, 50% da sua identidade biológica, o organismo sexual entra em processo na menstruação. O fato de ela ter um período 28 e não de 30 dias para vir, é o que faz com que, a mesma, não inicia sempre na mesma data – Mas, comumente, em uns dois dias adiantados.

Mas, quando o óvulo encontra um espermatozoide, acontece uma adição de cromossomos: 23 + 23 = 46. E isto é cem por cento da identidade biológica, portanto, uma vida humana. Então esses dois gametas se transformam em um zigoto, ou em uma célula ovo, que é a mesma coisa. O qual vai se multiplicando de dois em dois e viajando em direção ao útero. Esse trajeto pode durar até quatro dias. Chegando lá, a célula ovo se aloja na parede uterina, isto se chama nidação – Então, o organismo sexual feminino retém o sangue para o desenvolvimento da nova vida.

 

  • FATORES IMPORTANTÍSSIMOS, ACERCA DA FECUNDAÇÃO

 

  1. O ESPERMATOZOIDE QUE FECUNDA: Para a teoria antiga seria o espermatozoide da frente que fecundaria o óvulo. Mas segundo pesquisas mais recentes, o da frente rompe o citoplasma (a parede de proteção da célula), ele abre passagem e morre – E o espermatozoide que tiver a sorte de ir em direção à passagem, fecundará o óvulo. A probabilidade, ou a chance de acertar o orifício, a passagem, do óvulo é muito mais difícil do que ganhar na loteria. Portanto, você é mais que vencedor.
  2. GÊMEOS IDÊNTICOS: Quando o zigoto se multiplica de 4 em 4, em vez de 2 em 2, gerarão gêmeos, univitelinos, ou idênticos, eles são sempre parecidos e do mesmo sexo.
  3. GÊMEOS FRATERNAIS: Uma mulher tem dois ovários – E quando eles liberam óvulos, ao mesmo tempo, e há relação sexual, gerarão gêmeos fraternos, eles não precisam ser parecidos e nem precisam ser do mesmo sexo.
  4. GÊMEOS IDÊNTICOS E FRATERNAIS: Quando os ovários liberam óvulos ao mesmo tempo, se houver relação sexual, e um dos óvulos se multiplica de 4 em 4 (em vez de 2 em 2), gerarão gêmeos idênticos e fraternais – São sempre mais de dois, ou, no mínimo três. Onde que dois são idênticos e um diferente, no caso da quantidade mínima, que é três.
  5. PARES DE GÊMEOS IDÊNTICOS: Isto acontece quando a mulher libera dois óvulos, os dois são fecundados e em vez dos dois óvulos multiplicarem de 2 em 2, eles se multiplicam de 4 em 4. Assim cada zigoto, ou célula ovo, vão formar duas crianças idênticas, cada um. Podendo ser dois meninos e duas meninas, ou quatro meninos e vice-versa.
  6. O SEXO DE A CRIANÇA: Quando um espermatozoide chega às partes mais internas das trompas, ele morre em pouco tempo. Esse sexo é conforme o espermatozoide: Os masculinos são compridos e mais rápidos - Os femininos são achatados e mais lentos. Quando há relação sexual e a mulher já ovulou, os espermatozoides masculinos chegam à frente e fecunda o óvulo – Mas se houver relação sexual em um dia e a mulher ovular no outro, os femininos o fecunda – A mulher querendo engravidar de menina, é só lavar a vagina, internamente (ducha), antes da relação sexual, com água e vinagre – Assim, os espermatozoides masculinos morrem antes de chegar ao óvulo – Fator que dar tempo os femininos chegarem ao óvulo.

 

  • FASES DA GRAVIDEZ

 

Normalmente, uma gravidez é composta por nove meses e por três fases, saber: a Pré-embrionária, a Embrionária e a Fetal.

 

  • PRÉ-EMBRIONÁRIA

 

        Esta fase dura aproximadamente “14 dias”. Período o qual, a criança é invisível aos olhos nus. Lembre-se, um dia você foi invisível como uma bactéria.

 

  • EMBRIONÁRIA

 

A criança passa a ser um embrião e já pode ser vista a olho nu. Esta fase abrange dos 15, até aos 56 dias. Somando 42 dias dando um período de “1 mês e 12 dias”. Esta é a fase em que a criança vai se formando e ainda não perece um ser humano. Ela apresenta várias formas, exceto, a forma humana.

 

  • FETAL

 

 Nesta fase, a criança já é um feto. Isto quer dizer que ela já tomou a forma da sua espécie – Ou melhor, já parece com o ser humano.  Esse período abrange dos 57, até aos 270 dias. Somando um total de 213 dias, que dão “7 meses e 3 dias”.   Com isto completam os 9 meses de gestação.

Conforme a criança vai se desenvolvendo, isto é, desde o ventre materno, desenvolve também o seu psiquê, ou melhor, a sua alma. Portanto, o equilíbrio psicológico dela (da criança) consiste na forma, a qual, sua mãe viveu no período de sua gestação. Se ela teve uma vida amargurada, em sua gravidez, grande é a probabilidade de repercutir isso na criança; mas se ela teve uma vida feliz e segura, também isso repercutirá na sua criança.

Além do estado psicológico e físico da mãe, e os temperamentos dos seus ascendentes, obviamente, implicarão na vida psicológica e biológica da criança. Visto que uma pessoa herda as características físicas e psicológicas dos seus ascendentes. Isto é distribuído das seguintes formas: 50% dos seus pais; 25% dos seus avós; 12,5% das bisavós; 6,25% dos seus tri- avós, e sucessivamente. A cor da pele, dos cabelos, dos olhos, a altura, a gordura, a voz, o dinamismo, a força, até a saúde, e muito mais, são herdados dos ascendentes.  

É de suma importância os educadores, aconselhadores e responsáveis procurar saber qual era a conduta moral, física e psicológica dos pais da pessoa. “Na grande maioria das vezes um mau procedimento de alguém, é um pedido de socorro”.  

   

 

  1. PÓS-NATAL

 

Após o seu nascimento o ser humano pode passar por nove fases em sua vida. A saber: Recém-nascido, Primeira Infância, Segunda Infância, Meninice, Puberdade, Adolescência, Varonil, 3ªIdade, ou, a Velhice. Vamos estudar cada uma destas fases detalhadamente.

 

  • RECÉM-NASCIDO

 

Este é o primeiro período da pessoa após o seu nascimento. Período, qual, que se inicia no nascimento e termina com a queda do cordão umbilical. Com duração de aproximadamente, sete dias, uma semana.

 

  • PRIMEIRA INFÂNCIA

 

Esta fase inicia com a queda do cordão umbilical e termina quando a criança começar andar e a falar.   O encerramento desta fase é caracterizado pela 1ª dentição; pelo desenvolvimento da linguagem de imitação, principiando a criança falar palavras como: “mamá, papá, tatá e etc.”.

 

  • SEGUNDA INFÂNCIA

 

 Este período inicia com o início da fala, da locomoção e da 1ª dentição; e termina com o ingresso na escola, o pré-escolar. Nesta fase, a criança é egoísta e quer tudo para si. Exemplos: as atenções, os brinquedos e as alimentações.

Este egoísmo é natural da criança. Portanto, os pais, os educadores e responsáveis devem ter muito cuidado ao educá-los. Visto que, nesta fase é comum eles encontrarem algum brinquedo e etc. e pegá-lo para si. Se seus pais, educadores, ou outros responsáveis permitir este ato, eles vão crescer com este mau costume; e se barrá-los bruscamente, eles crescem com medo de correr atrás dos seus objetivos.

Então, quando uma criança nesta fase, subtrair algo alheio para si, seus educadores precisam falar-lhe com muito cuidado.  Sugestão: “Isto não te pertence, você só pode apossar daquilo que te derem”. Se puder cumprir, promete-o um do mesmo. ATENÇÃO: NUNCA PROMETE SE NÃO PODE CUMPRIR.

 

  • MENINICE

 

 Com o ingresso na escola, a criança começa aprender a ler e a escrever.  Além disto, o seu ciclo social cresce. Antes só conhecia os parentes, vizinhos e etc. com o ingresso escolar, passa a conhecer a professora, os colegas e muitos outros. Na meninice a criança começa a vida do pleito, onde precisa lutar para conseguir melhores lugares, posições e etc. Nesta fase os meninos têm o seu pai como heróis. A fase da meninice termina com a puberdade.

 

  • NUNCA BARGANHA UMA CRIANÇA

 

 Isto é, nunca lhes paga por uma boa ação que eles façam. Fazendo assim, eles vão crescerem aprendendo que uma boa obra só é efetuada por dinheiro. Eles precisam crescer convictos que uma boa ação é um dever do ser humano.

 

  • BRINCADEIRAS DE CRIANÇA

 

As crianças precisam brincar, isto não acontecendo, acumular-se-ão problemas comportamentais na vida adulta. E, todavia, pais e responsáveis por crianças devem saber onde, como e com quem eles estão brincando, ou passeando. Os responsáveis por menores de idade têm que ser aquela figura, às vezes, chata.

Mas todas estas exigências não precisam ser realizadas com mau humor, com xingos, pancadarias e etc. tudo isto podem ser feitos com amor, carinho e cuidado. LEMBRE-SE: NUNCA QUE GRITARIA, FOI SINÔNIMO DE AUTORIDADE. Caso contrário, a gritaria é sinônima de que perdeu o controle. O correto é falar sério na hora certa, sempre cumprir o que o prometer e sorrir na hora de sorrir.     

 

 

 

 

  • PUBERDADE

 

A puberdade é um período intermediário entre a meninice e a adolescência. Esta fase dura há cerca de dois anos. A puberdade começa aos 12 anos para as meninas e aos 14 anos para os meninos. Esta fase é caracterizada pelo desabrochar do corpo, pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais e pela modificação da voz. Nesta fase tanto os meninos, como as meninas procuram pessoas do mesmo sexo e da mesma idade para serem seus confidentes. Devido o rápido desenvolvimento dos ossos e dos nervos, a criança não tem muita agilidade, as meninas quebram muitas louças ao lavá-las. Eles trombam nos móveis, comem bastante e trabalham pouco. Os mesmos não têm muitas garras para o trabalho, visto que, o desanimo é muito grande, devido o desabrochar dos ossos e dos nervos. Mas já é tempo de ensiná-los a trabalhar, mesmo que é justo permitir que eles se descansem um pouco, de quando em quando.   

 

  • ADOLESCÊNCIA

 

 A adolescência está marcada pelo desabrochar dos instintos sexuais, pela consolidação dos interesses profissionais e sociais e pelo desejo de liberdade e autonomia. Esta fase inicia-se com o fim da puberdade, onde que ele continua o seu crescimento até atingir o estabelecimento da vida adulta.

A fase da adolescência é própria para a pessoa reconhecer suas próprias possibilidades, isto é, saber escolher o caminho que lhe permitirá engajar-se perfeitamente na vida adulta.

Todas as emoções têm algum efeito sobre o organismo físico-criativo, ou destrutivo. Isto a Palavra de Deus afirma em Provérbios (14: 20). Problemas emocionais poderão influenciar diretamente no desenvolvimento físico da criança e prejudicar seriamente a saúde de qualquer pessoa.

 

  • CUIDADOS PESSOAIS

 

 Os cuidados pessoais são indispensáveis ao desenvolvimento do corpo e da mente da pessoa. Observe uns fatores imprescindíveis ao desenvolvimento do ser humano: alimentação sadia; ingerir cerca de dois litros de água diariamente; exercícios físicos com duração de, no mínimo, trinta minutos, três vezes por semana; dormir oito horas por noites; vacinação correta; descanso; estudos; trabalhos; controle com as dívidas; saber fazer uma boa escolha; não avaliar qualquer pessoa; sorrir; comunicar com as pessoas; servir a Deus e O adorá-Lo.                       

 

  • VARONIL

 

Ao completar-se 18 anos, o adolescente passa a ser adulto. Como adulto, a pessoa já é responsável por si própria. Só é que, enquanto ele for dependente dos seus pais ou de alguém, ele deve os submetê-los, visto que, ainda não conquistou a sua independência. A primeira característica de um independente é manter a si próprio.

O adulto precisa lutar (trabalhar) com muito cuidado e zelo para conquistar estruturas financeiras, para que se porventura, pretender ter uma família, não passar por frustrações. Porque a pessoa casando-se dependente de alguém, é muito complicado.

Enquanto uma pessoa, menos favorecidas, estiver na sua força vital, é necessário pagar alguma previdência social, para que posa se aposentar na terceira idade.

 

  • IDADE, OU, VELHICE

 

Há algumas discrepâncias, neste particular, mas a forma mais aceita entre os psicólogos, com respeito à 3ª idade, é que a 1ª idade atinge a menoridade, a 2ª, atinge a fase varonil e a 3ª quando chega à aposentadoria.

Na terceira idade, a pessoa já está cansada, então é o tempo de dedicar aos exercícios físicos, conforme acima mencionados, passear, curtir os netos em alguns dias na semana, etc.

Netos só podem ser criados com os avós em caso de faltas dos pais. Na grande maioria das vezes, os netos criados com os seus avós, apresentam graves problemas comportamentais.